top of page
Foto do escritorNegrita Arteira

Para mamães pretas como eu.

Atualizado: 21 de fev. de 2022


Eu queria que tivessessem me falado isso...


Mana agora com um filho de 8 anos eu sei de lições que ninguém nunca me trouxe, por isso vim dividir com você, principalmente porque comumente quando se fala em maternidade não se considera a mãe preta...


1- Você faz o seu melhor, no fundo você já sabe mas acaba guardando pra você o contrário, não faça isso, você é incrível!!


2-Filhos não querem mães perfeitas, querem mães felizes, e quando nos sentimos assim a gente transborda felicidade e consequente nossos pretinhos e pretinhas se sentem igual.


3- As meternidades em si não são fáceis e nem iguais, filtre tudo que você ouve e pense: " é sobre mim e meu filho?" Porque a gente se compara mas no fundo não somos todas iguais, não temos a mesma origem, criação e vivência, e se for uma mãe não negra quem está falando, filtre ainda mais, porque nós sabemos que ocupamos lugares diferentes na sociedade e nos imaginários e, nossa vivência tem que ser considerada e respeitada.


4- Eu achava que educação não violenta não era coisa pra nós, talvez porque a maioria de nós teve uma criação violenta, a base de chineladas e castigos, etc; Achei até que não tinha feito mal, mas faz e muito. Nós somos mulheres que não conseguimos ter a experiência ideal quando falamos de criação de nossos filhos, trabalhamos mais, ganhamos menos, a maioria de nós não tem o apoio dos genitores etc, então o que temos em grande quantidade é cansaço fisico e mental, e de menos? É paciência, mas é um processo, eu to aqui escrevendo e fazendo parte desse processo, tem dias que esqueço tudo, mas o importante é voltar sempre ao ponto primordial ok? A violencia também é ancestral no nosso caso, já pensou nisso? Quebrar esse ciclo também é uma forma de resistência contra quem quer nos ver mal.


5- Aprendi recentemente também que a dedicação de 15 minutos vale mais do que 15 horas mais ou menos sabe? Portanto se esse for o único tempo que você consegue dedicar a eles, se dê por inteira, as crianças vão amar...


Compartilha com outra mãe preta como nós🤎

Comenta aqui também, vamos conversar.🤗


Comments


bottom of page